quinta-feira, 6 de junho de 2013

Curso de Formação em Porto Alegre - Nova Turma 2013

Estamos organizando o início de uma Turma de Formação em Yoga na Tradição de Krishnamacharya em Porto Alegre. Nossa previsão é começar em Outubro/2013.
Em Porto Alegre já foram realizadas três formações e, em Curitiba, estamos com a segunda em andamento.
O curso tem duração de cerca de 2 anos e meio, sendo 24 módulos de fim-de-semana (1 por mês) e 3 módulos de 5 ou 6 dias de duração. Paralelamente ao estudo e prática em grupo os participantes devem manter a orientação individualizada (no mínimo, uma vez por mês).
Entre os principais pontos do curso está o estudo detalhado (palavra por palavra) dos dois primeiros capítulos do Yogasutra (que forma a profunda base psicológica e espiritual do Yoga). Além disso é estudado detalhadamente o desenvolvimento de práticas de Asana, Pranayama e Meditação com diferentes propósitos.
Em breve disponibilizaremos maiores informações.
Solicitamos aos interessados que entrem em contato pelos emails: jorgeknak@gmail.com e/ou nazacavalcanti@gmail.com .

Abraços,

Jorge Luís Knak

terça-feira, 4 de junho de 2013

Meditação e a diluição do Yoga


O Yoga é tão amplo que isso, muitas vezes, chega a ser um problema para os professores e praticantes. Essa amplidão associada à falta de comprometimento com uma linhagem tem feito com que o assunto “Meditação” seja um dos menos populares no Yoga moderno.
Acredito que alguns dos sinais (mais evidentes) da grande diluição que o Yoga tem sofrido devido a essa falta sejam:
-crença em técnicas e não na relação de aprendizado entre professor e aluno.
-excessiva preocupação com os aspectos físicos da prática, que tradicionalmente é apresentada com o propósito de reduzir nossa ansiedade e possibilitar maior direcionamento mental;
-ausência de clareza sobre qual é o propósito fundamental do caminho do Yoga.
 E o que é Meditação no sistema do Yoga?
Para começar, não é tentar “esvaziar a mente”. A meditação é o exercício de acalmar aquilo que é mais superficial para poder enxergar aquilo que é mais profundo. Nossas insatisfações e ansiedades nos acostumaram a um comportamento emocional viciado, que praticamente nos impede o acesso a esse olhar “calmo”. Exemplificando: Facilmente enxergo a raiva, mas dificilmente enxergo que ela nasce da frustração de um desejo. E, se consigo enxergar o desejo que a originou, raramente vejo que fui eu quem o criou. E, se eu consigo chegar ao ponto de enxergar que eu sou o pai desse desejo e, por conseqüência, dessa raiva, raramente tenho discriminação e conhecimento suficientes para perceber que a grande intensidade desse desejo nasce da minha incapacidade de encontrar satisfação e contentamento em mim mesmo.
E se consigo, na prática (e não na fácil tarefa de apenas escrever isso no facebook), dar todos esses passos, raramente tenho a humildade de assumir a responsabilidade perante o outro (que provavelmente a essa altura já pagou o pato)...
Refazer esse caminho até a fonte do problema muitas e muitas vezes a partir de situações reais que invadem nosso dia-a-dia e nossas relações é meditação. Meditar é treinar a capacidade de não enxergar só o que é mais aparente e ter a humildade de enxergar que meu maior problema sou eu.
Jorge Luís Knak