tag:blogger.com,1999:blog-1307359184880329774.post4125165633590296775..comments2022-03-24T14:57:03.235-03:00Comments on Psicologia do Yoga : Ensinar a ensinar X Aprender a aprenderJorge Luís Knakhttp://www.blogger.com/profile/04491083019065625496noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-1307359184880329774.post-10367264186408932612010-10-16T15:28:13.025-03:002010-10-16T15:28:13.025-03:00Jorge, me emocionei imensamente com seu lindo e pr...Jorge, me emocionei imensamente com seu lindo e profundo texto. Logo hoje, um dia em que ainda estou comemorando o dia dos professores. Que presente! Sabe, eu penso exatamente como você. Acho que me emocionei mais por ter visto alguém dizer o que eu queria dizer de maneira tão impulsionadora. Me sinto muito, muito feliz por saber que a cada dia tento ser uma professora melhor, pois só sei que nada sei. E pretendo ser uma eterna aprendiz. Quando olho pra trás e vejo o quanto já melhorei no meu aprendizado de ensinar a aprender. Eu já fui uma professora que só ensinava. Mas, aos poucos, me tornando alguém que ensina a aprender e aprende a aprender sempre, minha relação com meus alunos e com o próprio conhecimento mudou profundamente. Obrigada!<br />Namastê!Caroline Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/08784221366974827201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1307359184880329774.post-64328569193068911112010-07-22T23:56:42.143-03:002010-07-22T23:56:42.143-03:00Se eu entendi bem teu ponto, concordo. A questão q...Se eu entendi bem teu ponto, concordo. A questão que trouxeste é importante. Focar em "aprender a ensinar" facilmente irá gerar uma percepção frágil, não-experiencial. Já se estivermos mais conectados com a nossa experiência pessoal, com a nossa digestão e compreensão do que foi recebido (aprender a aprender), temos grande chance de chegar a uma sabedoria profunda. A chave é a palavra "experienciar". Primeiro eu escuto (colocar-se aberto para aprender), depois eu penso, analiso, tiro conclusões, e, então, eu trago estas conclusões para a minha vida, eu transformo esta nova compreensão em ações esclarecidas.Jorge Luís Knakhttps://www.blogger.com/profile/04491083019065625496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1307359184880329774.post-17142132748519993312010-07-22T18:34:39.366-03:002010-07-22T18:34:39.366-03:00É interessante, pois parece que quem está dispoto ...É interessante, pois parece que quem está dispoto realmente a aprender a aprender fica, de certa forma, protegido. Pois em algum momento percebe se a relação é estéril por causa de sua ânsia em avançar. Essa percepção procede?ana poubelnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1307359184880329774.post-77551403117063480172010-07-19T14:35:03.041-03:002010-07-19T14:35:03.041-03:00Cláudia, obrigado pelo comentário. Aí a gente faz ...Cláudia, obrigado pelo comentário. Aí a gente faz assim: deforma o ensino formal. Fica 1X0 pra gente, :)<br />Considero o chamado "ensino formal" importante. O problema é tomá-lo pelo que ele não é. Considero que, se o olharmos como acessório, temos 50% da solução deste problema. Se o tomarmos como sendo o principal estamos numa fria. O principal está na reflexão, no relacionamento, no amadurecimento pessoal, não na sala de aula. Os outros 50% dependem de os educadores terem compreensão de qual o seu papel e de qual o papel do aluno. Não é tarefa fácil para ninguém, mas precisamos resgatar este pacto de amadurecimento entre ambos. A boa notícia é que isso está em nossas mãos.Jorge Luís Knakhttps://www.blogger.com/profile/04491083019065625496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1307359184880329774.post-48577523539379894812010-07-19T13:40:15.787-03:002010-07-19T13:40:15.787-03:00Namaste, Jorge!!
Concordo inteiramente com o cont...Namaste, Jorge!!<br /><br />Concordo inteiramente com o conteúdo do seu texto, o ensino formal: deforma. E nisso se esvazia de conteúdo e função o espaço (instituído) da aprendizagem, do conhecimento. Problema sério !!! Como pessoa humana, como mulher e professora de profissão preocupo-me. Já fugi "da escola", no meu entender, "espaço de reprodução" do "modelo vigente", mais condicionado e condicionante que qquer outra instância social. Mas a vida é ação e retorno ao papel de professora, buscando construir aprendizagem - em mim e naquilo que professo, ensino - o aprender decorre de experiências vivas, relação com um outro, consigo mesmo e com o conhecimento... tudo vivo. Quer ser meu professor, Jorge ??CLAUDIA REGINAhttps://www.blogger.com/profile/15900263097378906196noreply@blogger.com