quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Introdução à formação de hábitos mentais

Psicologia do Yoga

Trecho do livro "Principles and Practice of Yoga Therapy" - Dr. N. Chandrashekaran

"Os sistemas físico e fisiológico não são suficientes para possibilitar uma determinada ação. Alguém pode ter olhos perfeitos, mantê-los abertos e direcionados a um objeto e, mesmo assim, se a atenção não está no objeto, ele não será visto. Os olhos estão abertos, mas a ação - a visão - não está acontecendo. As dimensões física e fisiológica estão presentes mas a terceira - a atenção - está ausente. Então, a ação acaba por não se estruturar integralmente naquela direção. Onde a atenção está, a ação vai. Essa faculdade dentro de cada de nós é chamada de sistema psicológico. Na verdade, o sistema psicológico inicia as ações pelo interesse gerado. Ele se utiliza, então, do sistema fisiológico, através do que chamamos de energia vital ou "prana" e possibilita cada ação com a ajuda do sistema físico. Portanto, para cada ação os três sistemas mencionados são essenciais.

Nosso sistema psicológico tem múltiplos potenciais, é dominante e esperto. Nele está também a faculdade da memória. Cada ação feita através da combinação dos três sistemas resultará no estabelecimento de uma memória. Ações repetidas resultam na formação do hábito. No yoga chamamos os hábitos, as marcas mentais, de "samskaras". Samskara é um padrão de ação bem estabelecido no sistema psicológico. Uma vez que esteja profundamente enraizado, ele toma conta. Ele inicia a ação e dá continuidade a ela por si mesmo. A atenção pode, então, até mesmo ir para outro lugar, mas a ação é iniciada e mantida por esses samskaras. A ação se torna mecânica."

Dr. N. Chandrashskaram* - Livro "Principles and Practice of Yoga Therapy"

*Dr. N. Chandrashekaram é médico com mais de 30 anos de experiência em medicina de família, foi aluno de TKV Desikachar e foi um de meus professores na Índia.

Nenhum comentário: