domingo, 30 de dezembro de 2012

Prática Individual - Exemplo 3

Prática dada para o período pré-menstrual, pois a aluna apresentava várias queixas devido ao desconforto pelo qual sempre passava nesse período. Foco na região do Apana (região do abdômen) com respiração suave e consequente ênfase na exalação e respiração abdominal. Apesar de a respiração abdominal ser mais restrita que a respiração completa (peito-abdômen), aqui ela é usada com propósitos terapêuticos.


2 comentários:

Mônica Carapeços Arriada disse...

Olá Jorge,
Gratidão pela partilha de práticas que nos instigam a refletir sobre as inúmeras possibilidades de planejamento individualizado.

Gostaria de fazer uma pergunta. Na postura 6, por que as pernas são na parede ao invés de simplesmente flexionar e apoiar pés no chão?

Abraços,
Mônica

Jorge Luís Knak disse...

Oi Mônica. Repousar com as pernas na parede é uma adaptação da inversão completa (viparita karani). Apesar de a inversão não gerar mudança de circulação cerebral, como às vezes é dito, ela gera benefícios de relaxamento e de alteração na circulação em outras regiões do corpo, pelo menos. As pernas podem acumular muita tensão por várias razões, inclusive pelo fato de serem o suporte do corpo e serem repetidamente contraídas para nos levarem de um ponto a outro. A mudança de gravidade vinculada ao relaxamento causa uma mudança em toda a resposta do corpo em termos de zonas de tensão e efeito sobre a circulação. Neste caso, inclusive, poderíamos melhorar o efeito erguendo um pouco a região do quadril para que a área também se beneficie da mudança. Para uma pessoa que não tem muita flexibilidade e força ou que esteja se sentindo fraca e tensa a execução da inversão completa (viparita karani) não é indicada, por isso usamos muitas adaptações. Abraços.