quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O YOGA E A FONTE DA JUVENTUDE*



*Artigo de Maria Nazaré Cavalcanti (blog: nazarix.blogspot.com - tweeter: @nazarix)


É interessante observar que, na nossa cultura hoje, não só os velhos querem ser jovens: as crianças também. Outro dia minha sobrinha de 6 anos me disse que ela já era “quase pré-adolescente”... Fiquei sem saber se ria ou se me preocupava. As meninas dessa idade se maquiam, usam salto, pintam as unhas, coisa que na minha infância era absolutamente impensável. (E convenhamos que isso não faz tanto tempo, estou com 55).

Estranhamente, crianças e velhos querem ser e parecer teenagers, jovens, dinâmicos, se possível atléticos. Todos querem habitar o reino da Juventude. A própria palavra velhice foi banida e trocada por um eufemismo que não gosto de usar: terceira idade (argh!). Envelhecer é quase uma vergonha...

A Tradição Védica, a Índia antiga, oferece um referencial muito diferente a esse respeito. Nessa tradição, desde tempos imemoriais, o ciclo da vida é visto como composto de quatro etapas, tendo cada uma delas a sua prioridade.

Na primeira – que vai do nascimento aos 20 anos aproximadamente – somos Brahmacaris, ou seja: estudantes, aprendizes. Nessa fase, a prioridade é essa mesma: aprender, estudar, receber formação em todos os níveis.

Depois, ingressamos no casamento, na vida de família. Passamos a ser Grhasthas, “donos” de um lar, responsáveis por manter uma casa. A prioridade dessa fase – que vai dos 20 aos 60 mais ou menos - é amadurecer emocionalmente, tornar-se adulto através do desafio que os relacionamentos íntimos representam e, especialmente, pela oportunidade de ser pai/mãe, avô/avó, com tudo o que isso envolve.

Essa fase se encerra mais ou menos por aí... 60 anos, quando os primeiros netos estariam à nossa volta e já não teríamos tantas responsabilidades pela manutenção material e logística da família. Nesse momento, ingressaríamos no terceiro estágio, o do Vanaprastha, ou “aquele se que retira para a floresta”. A ”floresta” é o lugar de silêncio, de contemplação. Retirar-se para a floresta significa entrar no seu silêncio – e essa é a prioridade dessa etapa: meditar sobre o sentido profundo da existência. Meditar formalmente, levar a vida de maneira que favoreça a contemplação.

Por fim, a etapa que recebe o nome de Samnyasa: o final da vida propriamente dito, quando o mais importante é desprender-se, despedir-se, preparar-se para a morte e, especialmente, conhecer o que morre e o que não morre. É o momento de dedicar-nos à realização da nossa verdadeira natureza, à descoberta da nossa face original, aquela que está além das identidades que recebemos e assumimos ao longo da vida.

Essa é a moldura, o pano de fundo, onde se desdobram com infinita diversidade as vidas individuais.

É parecido com Primavera, Verão, Outono, Inverno... Primavera.

Nessa visão, a vida tem um ritmo, um desenho, um ciclo e todas as “estações” são vividas de forma consciente. Não se fica em busca de uma primavera eterna, custe o que custar. O envelhecimento e a morte do corpo têm como contrapartida o nascimento para a vida do espírito: o despertar para aquela dimensão que é sempre jovem, que está além do tempo e está em nós.

As práticas destinadas a preservar a saúde, como as que o Yoga oferece, existem para preservar a integridade desse ciclo, para que ele possa ser vivido do início ao fim. Uma vida longa e saudável pode então ser dedicada ao que realmente importa em cada etapa. E isso é o que mais facilmente nos permite amadurecer como seres humanos e alcançar a sabedoria, a clareza, a lucidez para a qual nascemos.

Para o Yoga, uma vida saudável, fundamentalmente, é uma vida lúcida.

A sabedoria costuma vir acompanhada de simplicidade, de leveza e daquela alegria serena que faz com que os olhos brilhem. Talvez seja essa a juventude a ser buscada – aquela que a sabedoria gera espontaneamente. Não é lúcido tentar manter-se eternamente jovem pela manipulação de realidades externas.

Por fim, foi Lou Salomé quem disse aquilo em que acredito: primeiro vivemos a juventude, depois a juventude vive em nós.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Um ponto de interrogação compartilhado

(Dedico este artigo ao meu segundo filho, Luan, nascido dia 30 de março de 2009. Que muitos pontos de interrogação o acompanhem.)

Considero que a busca de certezas seja intrínseca ao ser humano, mesmo que elas estejam muito distantes. E é importante que nos tornemos conscientes desta nossa necessidade de encontrar respostas definitivas. Porém, a dúvida (enquanto questionamento) nos é muito mais familiar e não há como amadurecer sem sua presença constante.

Por mais que a dúvida e a certeza pareçam antagônicas à primeira vista, nossa razão diz que não o são. Mas, infelizmente, na maioria das vezes não exercemos este antagonismo. O que seria praticar este antagonismo? A proposta é nutrirmos a dúvida a um nível que não estamos acostumados a nutrir, pois alimentando-a além do habitual poderemos saciá-la verdadeiramente. A dúvida é como um grande animal faminto, não é fácil saciá-la. Nossas frustrações, cansaços, tédio, sãos algumas de suas manifestações, pois só enganamos a sua fome e tentamos convencê-lo de que o alimento dado foi suficiente.

Sendo o yoga uma abordagem psicológica, a reflexão tem papel fundamental. E o treinamento do antagonismo é proposto explicitamente na prática chamada “pratipaksa bhavana”, que se caracteriza pelo exercício da reflexão através da ponderação do ponto de vista oposto ao qual eu experiencio. A isso se segue a análise dos resultados diretos e indiretos desta mudança de visão.

Porém, a tarefa de reconhecimento e análise de nossas crenças e atitudes não é tão simples. Como somos os responsáveis principais pela estruturação e sustentação de nossas crenças, nosso questionamento dificilmente se apresenta de forma desapegada e ampla. Eis o motivo pelo qual é indicado o auxílio de um “professor-terapeuta” para o sucesso deste processo. E qual o papel deste professor? Exercer justamente aquelas qualidades que são esperadas de nós mesmos em uma análise franca, qualidades estas que infelizmente se tornam difíceis de acessar quando nos encontramos em situações de conflito. O professor deverá, portanto, ser uma referência de ausência de julgamento, dar auxílio na construção de um questionamento mais aberto e amplo (oferecendo novos “pontos de interrogação”) para que se abram novos caminhos de reflexão. Para que o professor possa assumir seu papel fica clara a necessidade de que ele tenha conhecimento da forma como se estruturam as “armadilhas emocionais” do ser humano. Além de conhecimento teórico, o “professor-terapeuta” só poderá criar a empatia, humildade e sabedoria necessárias ao exercício do seu papel caso vivencie o mesmo processo com seu próprio “professor-terapeuta”. Um professor precisa amadurecer continuamente sua própria capacidade de ser aluno.
Se o professor não vivenciar profundamente o papel de “aluno-paciente”, haverá riscos de grande vulnerabilidade na construção do seu papel de “professor-terapeuta” e dificilmente ele terá condições de estabelecer um vínculo profundo (empatia) entre ele e o “aluno-paciente”.

Por isso evito definir o yoga como um “conjunto de técnicas”. A busca sincera pelo amadurecimento humano e o vínculo que cria as condições para que este crescimento ocorra não estão no campo do domínio técnico, estão no coração. A pressa em encontrar certezas pode facilmente nos conduzir a uma percepção rígida da dinâmica da vida. Quem não teme suas próprias interrogações está mais perto da essência fluida da vida.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Novo Endereço e os 10 anos do Anjali Yoga

Queridos alunos,

no dia 9 de julho o Anjali Yoga foi reaberto em novo endereço.

O Anjali Yoga iniciou suas atividades em abril de 2002, fundado por Maria Nazaré Cavalcanti e por mim, Jorge Luís Knak, logo após nossa primeira viagem de estudos ao Krishnamacharya Yoga Mandiram. Até início de 2008, a sede se manteve na Cidade Baixa, em Porto Alegre. No período de 2008 a meados de 2012, o Anjali Yoga continuou em atividade "virtualmente", pois passamos a atender nas escolas Yoga Nilayam e Recanto do Yoga (administradas por nossas alunas Caroline e Vanessa), também comprometidas com essa mesma tradição. Agradecemos a todos os alunos que nos receberam em suas escolas, que nos auxililaram e trabalharam conosco nesse período.

O Anjali Yoga, agora voltando a ter sua sede própria, continua tendo como foco o atendimento individualizado e o estudo do Yoga, o mesmo propósito que nos motivou a fundá-lo em 2002. No ano do aniversário de 10 anos dessa escola podemos comemorar a grande mudança que houve no acesso aos ensinamentos da linhagem de Krishnamacharya no Brasil. Hoje estamos com cursos oficiais de formação de professores em Porto Alegre e Curitiba, além de alunos e professores formados em cinco estados do Brasil. Ficamos felizes e gratos pela dedicação sincera e profunda de muitos alunos que passaram por nós e que mantém seus esforços para o amadurecimento desse conhecimento que nos é transmitido.

Todos os atendimentos meus e da professora Nazaré Cavalcanti já estão ocorrendo na nova sala.

Novo endereço:
Avenida Getúlio Vargas, 1.000 / sala 504 - Bairro Menino Deus, Porto Alegre.

Obrigado,

Jorge Luís Knak

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A FACE DE DEUS NO YOGA - Compreendendo a Espiritualidade na Ação e no Coração

CURSO COMPOSTO DE 2 MÓDULOS (26 e 27 de Maio - 30 de Junho e 1º de Julho/2012)
LOCAL: PORTO ALEGRE
Professores: Maria Nazaré Cavalcanti e Jorge Luís Knak

Valor: 2 parcelas de R$190,00
Membros do KHYF e alunos do curso de formação: 2 parcelas de R$160,00.

Contato para inscrição: jorgeknak@gmail.com , nazacavalcanti@gmail.com

Sobre o curso:
Raramente temos a oportunidade de olhar mais a fundo para o papel que a espiritualidade pode ter em nossa transformação. Se nos detivermos nessa reflexão, veremos que cada sistema, cada caminho, tem uma visão específica do ser humano, do seu Ser essencial, do seu destino e também uma forma específica de refletir sobre Deus.

O Yoga é um sistema específico, com uma visão que se diferencia da do Vedanta, do Budismo e de tantas outras tradições que também tratam do chamado “caminho espiritual”.

Não devemos ver essas diferenças como “discordâncias” profundas, mas devemos saber, enquanto estudantes e praticantes do Yoga Darshana, que há alguns aspectos que caracterizam a visão “espiritual” do Yoga. A discriminação de quais são essas características nos ajuda a ter mais clareza do que devemos esperar deste caminho e com qual a atitude devemos percorrê-lo.

Assim como a prática de Asana, Pranayama e Meditação, a nossa prática espiritual também pode reforçar nossos obstáculos, enganos e apegos. A busca de uma discriminação ampla sobre o que é o caminho e como ele deve ser seguido precisa ser constante, de outra forma poderemos continuamente cair em tendências que impedem nosso real amadurecimento.

O propósito deste curso, composto de dois módulos, é elaborar mais detalhadamente a visão de Deus no Yoga Darshana.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Formação em Yoga na Tradição de Krishnamacharya - Em Curitiba

Curso Oficial de Formação de Professores de Yoga da KHYF (Índia)



Duração: 3 anos
Início em 19 de Maio de 2012

A nova turma de formação de professores na linhagem de Shri T. Krishnamacharya está prevista para ter início em Maio/2012 na cidade de Curitiba. Os interessados devem agendar uma entrevista entrando em contato com os responsáveis pela organização do curso conforme informações no folder.
Shri T. Krishnamacharya é conhecido como tendo sido o professor de TKV Desikachar, Indra Devi, Pattabhi Jois, BKS Iyengar, Srivatsa Ramaswami, entre outros.
Para maiores informações sobre a abordagem de Yoga nesta tradição, visite o site www.anjali.com.br, onde há uma sessão de artigos sobre Krishnamacharya e Yoga.

Para visualizar o folder completo com as informações clique aqui.

Para ir à página de download do folder clique aqui. ou digite no seu navegador:
http://www.4shared.com/photo/KwgrJQHz/folder_krishnamacharya_2012_em.html

quarta-feira, 21 de março de 2012

Artigo do Prof. Chase Bossart traduzido - O YOGA ENQUANTO SISTEMA TERAPÊUTICO


Publico aqui a tradução do artigo do prof. Chase Bossart. A tradução foi feita por Priscila Forone, com o auxílio da Beatriz Vasconcelos(ambas alunas do curso de formação em Curitiba). A Nazaré fez a revisão final. Obrigado pelo tempo de dedicação.
Agradeço também o Diego Gheno e a Márcia Becker, que também ofereceram as traduções feitas por eles (que só não foram usadas porque a outra já estava finalizada e sendo revisada).

Para abrir o arquivo é só clicar aqui.


Abraços,

Jorge

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Yoga enquanto sistema terapêutico - Prof. Chase Bossart (EUA)

Compartilho aqui um ótimo artigo do meu colega de estudos e amigo, Chase Bossart, que atualmente é Diretor da área terapêutica e educacional do "Healing Yoga Foundation" em São Francisco (EUA). Para acessar o artigo online clique aqui.
O artigo, por enquanto, está disponível apenas em inglês. Caso alguém queira contribuir fazendo a tradução, agradeço e prometo disponibilizar neste blog.

Um abraço,

Jorge Luís Knak

domingo, 18 de dezembro de 2011

Formação de Professores em Curitiba - Nova Turma em 2012

A nova turma de formação de professores na linhagem de Shri T. Krishnamacharya está prevista para ter início em Maio/2012 na cidade de Curitiba. Os interessados devem agendar uma entrevista entrando em contato com os responsáveis pela organização do curso conforme informações no folder.
Shri T. Krishnamacharya é conhecido como tendo sido o professor de TKV Desikachar, Indra Devi, Pattabhi Jois, BKS Iyengar, Srivatsa Ramaswami, entre outros.
Para maiores informações sobre a abordagem de Yoga nesta tradição, visite o site www.anjali.com.br, onde há uma sessão de artigos sobre Krishnamacharya e Yoga.

Para visualizar o folder completo com as informações clique aqui.

Para ir à página de download do folder clique aqui. ou digite no seu navegador:
http://www.4shared.com/photo/KwgrJQHz/folder_krishnamacharya_2012_em.html

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

domingo, 30 de outubro de 2011

Aula 17 de Jorge Luís Knak sobre o livro What are we seeking? (Autor: TKV Desikachar)

Esta aula (realizada em 19/10/2011)trata da respiração, do Prana, de como a exploração desta dimensão nossa é parte importante da contrução de uma maior sensibilidade e interiorização.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aula 16 - Livro "What are we seeking? "(O que estamos buscando?) de TKV Desikachar. Aula de Jorge Luís Knak

O yoga, hoje em dia, é mais conhecido pelo que chamamos de prática de Asana. A principal característica desta prática é desenvolver uma capacidade de "escutar" o corpo, aprender a se relacionar com ele. E isso nos leva para outras compreensões a respeito de nós mesmos. A aula de hoje (05 de outubro de 2011) trata desse assunto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

15ª aula dada por Jorge Luís Knak sobre o livro "What are we seeking" de TKV Desikachar.

Aula de 28 de setembro de 2011. Sobre as atitudes com relação à própria vida (niyamas). Entre os assuntos abordados estão: o que é o verdadeiro contentamento, a importância do cuidado com o corpo e a mente e a compreensão de quem nem tudo está em nossas mãos. E, ainda, a participação especial do Luan :).
Abraços, Jorge.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

REVELANDO O YOGASUTRA - Na tradição de Krishnamacharya

REVELANDO O YOGASUTRA
Na tradição de Krishnamachary
a


CURITIBA-PR

Com Prof. Jorge Luís Knak
Krishnamacharya Healing and Yoga Foundation


DATA
Curso composto de 2 módulos (sobre o capítulo 1):
1º módulo – 29 e 30 de Outubro de 2011
2º módulo – 26 e 27 de Novembro de 2011

HORÁRIO

Sábado – 9 às 18 horas
Domingo – 9 às 13 horas

LOCAL

MAHATMA - R. Professor Macedo Filho, 199, Bom Retiro - Curitiba

SOBRE O CURSO
O objetivo deste curso é desenvolver uma compreensão sensível, aplicável e bem fundamentada desta escritura que foi tão reverenciada por Krishnamacharya e, portanto, por seus alunos (entre eles Indra Devi, TKV Desikachar, Mohan, Srivatsa Ramaswami). O Yogasutra, definitivamente, é o alicerce mais seguro para o amadurecimento do caminho do Yoga. Sua profundidade exige que seja estudado em vários momentos de nossa vida e em diferentes níveis.
Nestes primeiros módulos serão abordados os principais conceitos desta escritura, presentes no capítulo 1. Dividido em 4 capítulos, o Yogasutra apresenta uma grande gama de enganos, obstáculos e limitações que podem nos levar a uma direção diferente da que objetivamos. Além disso, nos auxilia na construção de uma percepção mais limpa a respeito do que é este desenvolvimento e de que forma podemos realmente acessar aquilo que é mais essencial em nossa vida.

PROFESSOR
Jorge Luís Knak
Vive em Porto Alegre, é professor de Yoga há mais de 15 anos. Em 2001 iniciou seus estudos na Índia com Kausthub Desikachar, com quem até hoje estuda regularmente.
Em 2005, juntamente com Maria Nazaré Cavalcanti, foi certificado pela Krishnamacharya Healing and Yoga Foundation como Professor Formador (Teacher Trainer). Ambos são os responsáveis pela formação de professores de Yoga na linhagem de Krishnamacharya no Brasil. Além de se dedicar ao ensino individualizado e aos grupos de formação no Brasil, participou como professor convidado em seminários de Yoga na Austrália, Estados Unidos e Áustria. Atualmente, conduz cursos de formação de professores em Porto Alegre e Curitiba.

VALOR
3 parcelas de R$160,00 (Valor total para os 2 módulos)
(1ª parcela no ato da inscrição)

INSCRIÇÕES

- Espaço de Yoga Dhyanam - Rua Reinaldino S. de Quadros, 1248, Alto da XV - Curitiba
Fones: (41)3077-2756, (41)9228-2597
- Gandiva Yoga Ashram - Rua Barão de Guaraúna 673, Juvevê - Curitiba
Fones: (41)3039-1519, (41)9145-8674
- Ananda Shakti - Rua do Ingá, 45, Barreirinha - Curitiba
Fones: (41)35851828, (41)9999-9111

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11ª Aula de Jorge Luís Knak sobre o livro "What are we seeking" do Prof. TKV Desikachar – Independência X Isolamento - Bloqueios - Prana

Para assistir o vídeo da aula 11, realizada no dia 10 de agosto de 2011, é só clicar aqui.
Esta aula enfatizou a diferença entre a independência e o isolamento e tratou da relação professor-aluno (base do Yoga). Além disso, foi abordado o que são os bloqueios no organismo humano e como eles interagem com o Prana (vitalidade, energia).

Abraços,

Jorge Luís Knak

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Aula 10 - O que estamos buscando? (What are we seeking?) - Áudio integral da aula - Um caminho com o corpo, a respiração e a mente.

Na última aula tivemos problemas novamente com a conectividade. Porém, como o problema foi detectado logo, a aula inteira foi gravada em áudio. Há apenas um probleminha de repetição de palavras no áudio(soa parecido com uma gagueira, repetindo partes de palavras). Aproveitem e fiquem à vontade para encaminhar perguntas por e-mail ou através de comentários no blog.

Aula disponível abaixo:



Abraços,

Jorge Luís Knak